30.9.06

Physicae

Mensagem enviada por Celso Nishi para a comunidade IFT

Oi pessoal,

A pedido, estou divulgando a revista Physicae que eh uma publicacao de fisica em geral editado pelos alunos de pos-graduacao da Unicamp (a revista tem ISSN). A submissao de artigos tambem eh muito bem vinda. Abaixo, seguem mais informacoes a respeito da revista.

Celso Nishi

A Revista Physicae fechara sua edicaoção dia 15 de outubro de 2. A publicacao de artigos eh mediante abitragem pr pareceristas. O site para maiores informaçõ www.ifi.unicamp.br/physicae.

29.9.06

Saindo do forno...

Publicações que estão saindo quentinhas dos fornos do IFT neste mês de setembro:

Temporada do Nobel começa com prêmios na área da ciência


Nos últimos anos, pentes de freqüência, moléculas dançantes e lilases foram termos que freqüentaram o noticiário para explicar os temas complicados do Prêmio Nobel da área científica, que abrem a temporada do Nobel na semana que vem.
Os primeiro prêmio a ser anunciado será o de Medicina, seguido pelo de Física e de Química, todos com conceitos difíceis que exigem explicações complexas para o grande público, que entende com bem mais facilidade os Prêmios Nobel de Literatura e da Paz.
Este ano, a jornalista especializada em ciência Ulrika Bjorksten está entre os que terão de descrever para o grande público o que motivou o prêmio, equivalente a US$ 1,37 milhão por categoria.
- Metáforas podem ser boas ou ruins, é preciso tomar muito cuidado. Se não se tomar cuidado, as pessoas vão gastar sua energia tentando entender a metáfora e não o que você está tentando explicar - disse ela à Reuters.
Bjorksten, que terá pela primeira vez a missão de escrever sobre os prêmios de Física e Química em nome da Academia Real de Ciências da Suécia, estava calma com a tarefa.
- É uma oportunidade ... de mostrar que a ciência é um processo, que as idéias não caem do céu e que há muito trabalho por trás delas - disse a jornalista.
Os pentes de freqüência fizeram parte do Nobel de Física de 2005, dividido pelos americanos Roy Glauber e John Hall e pelo alemão Theodor Haensch, por seu trabalho na área da óptica, em que esses pentes são usados para medições extremamente precisas.
Moléculas dançantes foi o termo usado pela academia para explicar o trabalho dos vencedores do Nobel de Química de 2005, o francês Yves Chauvin e os americanos Robert Grubbs e Richard Schrock, sobre a metátase, em que as moléculas trocam de parceiros para criar novas moléculas.
Os lilases apareceram no Nobel de Medicina de 2004, para Richard Axel e Linda Buck, pelo trabalho sobre o olfato.
Pode ser discutível se os prêmios aumentam ou não o interesse geral pela medicina, pela física ou pela química, mas para os cientistas o Nobel ainda é a premiação de mais prestígio do mundo.
As ciências econômicas também serão contempladas no dia 9 de outubro. O de economia foi o único Nobel a ser acrescentado aos determinados pelo testamento de Alfred Nobel, datado de 1895, e é financiado pelo Banco Central da Suécia.
O Nobel de Literatura será anunciado na primeira ou na segunda quinta-feira de outubro, e o nome do ganhador do Nobel da Paz será divulgado no dia 13 de outubro em Oslo.

Linux no Blog

Uma nova idéia para o blog: semanalmente procurarei postar dicas sobre linux e alguns truques úteis para nós probes mortais usuários. Deixo logo claro que a idéia não é confrontar se o Linux é melhor ou não que o Windows, cada macaco no seu galho. Quem tiver dicas e queira postar também é só nos enviar.


Kile - o problema básico.


Para começar um programinha que sou fã de carteirinha desde as primeiras versões: Kile (http://kile.sourceforge.net/). Para quem não ouviu falar ele é um editor gráfico de Latex, ferramenta indispensável no nosso meio. É um programa bastante intuitivo que mais aparenta o WinEdit do Windows, ou será que o WinEdit aparenta o Kile :P, já estou sendo contraditório rsrsr. O fato é que os usuários podem disfrutar de uma interface amigável onde tudo está ao alcançe de um click do mouse como compilar o arquivo .tex, criar o .dvi, .pdf, .ps, inserir figuras, símbolos etc etc etc. Abaixo uma figura que mostra a tela principal do Kile:

O problema começa quando as pessoas instalam o Kile e tentam compilar um arquivo .tex. Realmente existe tal problema, ele simplesmente poderá não compilar, como ocorre na maioria das vezes. Este problema é muito simples de ser resolvido e, acreditem, não é culpa do Kile. O Kile precisa do Latex instalado na sua máquina para funcionar corretamente, entretanto quando se instala os pacotes do Latex alguns não são levados em consideração. Os desenvolvedores do Kile então criaram uma maneira de checar se todos os pacotes necessários estão devidademente instalados. Na janela prinicipal do Kile tem uma aba configurações, basta clicar lá e escolher verificar sistema, veja figura abaixo:

Logo será aberta uma tela de verificação onde o Kile realiza uma série de testes em background verificando se todos os pacotes necessários estão instalados. Estes pacotes são classificados por cores: verde (parabéns, tudo certinho), laranja (é importante mas funciono sem ele) e vermelho (crítico, precisa instalar). Também não é preciso quebrar a cabeça para descobrir qual pacote é necessário instalar, ele diz qual é o nome do pacote. Depois de instalados os pacotes que faltam rode novamente o teste e seja feliz :) No caso abaixo tudo está funcionando perfeito:

Enquete 2 - RESULTADO

Dada a proximidade do dia "D" a enquente promovida aqui no blog foi encerrada. Segundo os votantes, o cenário revela um ligeiro equilíbrio entre dois candidatos nas propostas para educação e ciência. Cabe a cada um de nós fazer o próprio julgamento na hora de apertar o botão e encarar este direito com seriedade e como um instrumento que nos faça enxergar melhores horizontes para nosso país.
A enquete foi feita com a seguinte pergunta:

Na sua opinião quais dos presidenciáveis apresentam melhores propostas para a ciência e educação?


P.S.: Para melhor visualização clique na figura

Vídeo da Semana

Depois de algumas semanas sem o "Vídeo da Semana" por não encontrar coisas desse tipo na net, retorno com um interessante e que até já construí. Quem encontrar vídeos interessantes, possivelmente explicáveis :), enviem aqui para o blog que postaremos com o maior prazer.



Para entender é preciso ter o som habilitado no vídeo.
Quem arrisca??? A explicação será postada nos próximos dias.

28.9.06

Batizado o planeta que causou o "rebaixamento" de Plutão

Depois de causar tanta confusão na União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), o corpo foi chamado Eris, em homenagem à deusa grega da discórdia.
Eris é maior que Plutão, o que gerou um problema para os cientistas: chamar os dois de planetas ou rebaixar Plutão. Os dois corpos celestes agora foram colocados em uma nova classificação de "planetas anões". Na mitologia, Eris causou uma briga entre as deusas que levou à Guerra de Tróia. Na vida real, Eris também gerou conflito, forçando cientistas a produzir uma definição mais estrita para o termo planeta - o resultado desta nova definição foi Plutão perder seu status conquistado desde sua descoberta em 1930.

26.9.06

EUA usam peixes para alertar atentados em água

Surge mais uma polêmica a respeito do uso militar de animais marinhos nos EUA. A bola da vez são os peixes. Marinha norte-americana já foi processada por usar um tipo de sonar que causaria desorientação e sangramento em olhos e ouvidos de baleias e golfinhos; e, em julho último, causou furor em entidades ambientalistas ao utilizar, em um treinamento militar, golfinhos e leões-marinhos para detectar e recuperar minas depositadas no fundo do oceano.
A nova questão envolve um peixinho muito comum nos EUA, o bluegill - na tradução literal para o português, guelras azuis. O animal está sendo usado por diversas cidades - entre elas as metrópoles Nova Iorque, San Francisco e Washington - para garantir a qualidade da água dos reservatórios e evitar ações terroristas de contaminação.
Leis federais exigem, desde o 11 de setembro de 2001, que todas as cidades e comunidades norte-americanas que tenham reservatórios coletivos de distribuição avaliem a qualidade da água e garantam proteção a ataques de agentes biológicos e químicos.
Muitos locais desenvolveram sistemas eletrônicos de proteção; mas, segundo informações da agência Associated Press, uma empresa criou, patenteou, produz, vende e faz muito sucesso com esse outro sistema, à base de bluegills.
Os peixinhos, que cabem na palma da mão, são mantidos, em cardumes, em tanques alimentados com a mesma água que compõe o reservatório. Elementos sensoriais detectam qualquer alteração no comportamento dos animais.
O bluegill é muito resistente e, segundo a AP, tem alta sensibilidade a mudanças na qualidade da água. Quando há alguma toxina presente, ele "tosse", flexionando as guelras para expelir as substâncias indesejadas.
Um dos fundadores da companhia que comercializa o sistema, Bill Lawler, defendeu sua criação à AP, afirmando que os dispositivos eletrônicos só medem aquilo que estão programados para medir; os bluegills, ao contrário, constituem o mais confiável sistema de alerta, que supera qualquer invenção humana.

25.9.06

Sonda descobre novo anel em Saturno

A sonda Cassini descobriu um novo anel em Saturno, formado por uma trilha de partículas perceptível apenas entre alguns de seus anéis mais conhecidos, informou a Nasa. A Cassini captou o anel e outras características raras quando o Sol passou por trás de Saturno, fenômeno conhecido como ocultação, fornecendo uma iluminação brilhante aos anéis.
Câmeras a bordo da Cassini também captaram imagens de um material gelado que se estende dezenas de milhares de quilômetros desde Enceladus, outra confirmação de que a Lua está lançando material que poderia formar um anel exterior.

TEXTO EM INGLES

22.9.06

Prêmio FIFT


A Fundação Insitituto de Física Teórica realiza pelo segundo ano o Prêmio FIFT para Jovens Físicos. Este prêmio é oferecido aos melhores alunos em 2006, com idade inferior ou igual a 21 anos, classificados numa prova realizada nas dependências do IFT e o objetivo, além do incentivo à área, é descobrir possíveis jovens talentos.


A premiação é a seguinte:

  • 1º Lugar: R$ 1.000,00
  • 2º Lugar: R$ 600,00
  • 3º Lugar: R$ 400,00
A prova será realizada no dia 18/11/2006 no IFT - Rua Pamplona, 145 Bela Vista - São Paulo. As inscrições deverão ser feitas por e-mail enviando mensagem a premiofift@ift.unesp.br contendo nome, data de nascimento, número do RG, e universidade até o fim do prazo de inscrições que se encerram no dia 11/11/2006.

O regulamento estabelece os seguintes pontos:

  • A prova será escrita, terá duração de 3 horas, e versará sobre as seguintes matérias em nível de graduação: Mecânica Clássica, Mecânica Quântica, Mecânica Estatística e Termodinâmica, Eletromagnetismo, Relatividade Especial e Física-Matemática.
  • A prova será aplicada no Instituto de Física Teórica, à Rua Pamplona 145, 01405-000 São Paulo, SP, no dia 18/11/2006 e terá início às 10hs.
  • Apenas os candidatos devidamente inscritos e munidos de R.G. ou documento equivalente (com foto) poderão fazer a prova.
  • Candidatos que chegarem atrasados não poderão realizar a prova.
  • Durante a prova, não será permitido o uso de qualquer tipo de notas, livros, computador, ou calculador.

20.9.06

Isto é o que eu chamo de futebol filosófico...

18.9.06

XXIX Congresso Paulo Leal Ferreira

Está chegando!!
Saiu a programação das palestras do XXIX Congresso Paulo Leal Ferreira que é anualmente organizado pelos estudantes do IFT.
Dentre os palestrantes teremos a presença de:
  • Ademir E. de Santana (IF-UNB)
  • Amir O. Caldeira (IFGW-Unicamp)
  • Carlos O. Escobar (IFGW-Unicamp)
  • Francisco O. Alcaraz (IFSC-USP)
  • Gerson Francisco (IFT-Unesp)
  • Henrique P. de Oliveira (IF-UERJ)
  • João Braga (DAS-INPE)
  • João C. A. Barata (IF-USP)
  • José F. Fontanari (IFSC-USP)
  • Roberto A. Salmeron (Ecole Polytechnique)
Para maiores detalhes sobre as palestras clique na figura ao lado e a programação completa pode ser encontrada aqui.

11.9.06

O acesso aberto avança

Foi lançado no Reino Unido o Open Acess Central, portal que disponibiliza gratuitamente na internet o conteúdo de dezenas de revistas científicas. Segundo a agência Eurekalert, o novo espaço eletrônico é obra da equipe que faz o BioMed Central, um dos maiores portais de acesso aberto em biomedicina, com mais de 160 periódicos. No Open Acess Central estará presente, além do conteúdo do BioMed Central, o Chemistry Central, com cinco periódicos de química. Nos próximos meses um terceiro serviço será lançado com revistas de física e matemática. O portal está no endereço.

texto extraido da revista PESQUISA da Fapesp

IBM construirá supercomputador mais rápido do mundo

A gigante dos computadores IBM vai construir o mais rápido supercomputador do mundo em um laboratório do governo dos Estados Unidos.

A máquina, chamada Roadrunner, poderá ser quatro vezes mais potente que o atual computador mais rápido do mundo, o BlueGene/L, também da IBM. O Roadrunner será capaz de atingir velocidades "petaflop" (unidade equivalente a mil trilhões de cálculos por segundo), afirmou a a empresa. Se o computador operar com a velocidade máxima, será capaz de realizar 1,6 quatrilhões de cálculos por segundo. O BlueGene/G é capaz apenas de alcançar velocidades "teraflop" (um trilhão de cálculos por segundo).

4.9.06

Estudo brasileiro indica que cosmos começará a frear taxa de crescimento

Os boatos sobre um fim catastrófico para o Universo foram um bocado exagerados, de acordo com um grupo de cosmólogos brasileiros. Eles dizem ter mostrado que a fase de crescimento acelerado pela qual o cosmos passa hoje deve arrefecer daqui a 6 bilhões de anos, levando estrelas, galáxias e tudo o que existe a uma morte relativamente sossegada.

O trabalho é, por enquanto, teórico. Mas segundo o coordenador do estudo, Jailson Alcaniz, do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, confirmar suas conclusões por meio de dados experimentais é uma possibilidade mais próxima do que se imagina.

Enquete 2

Faltando praticamente um mês para as eleições e aproveitando a sugestão de um amigo, resolvi fazer mais uma enquete para saber como os leitores estão vendo as propostas dos presidenciávies com relação à ciência e educação:



Na sua opinião quais dos presidenciáveis apresentam melhores propostas para a ciência e educação?

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Geraldo Alckmin (PSDB)

Heloísa Helena (PSOL)

Cristovam Buarque (PDT)

Rui Costa Pimenta (PCO)

José Maria Eymael (PSDC)

Luciano Bivar (PSL)

Nenhum

Não tenho conhecimento das propostas para ciência e educação.








O resultado será publicado aqui no blog dentro de algumas semanas.

Pesquisa

Depois de um mês com a pesquisa aqui no blog o resultado está contabilizado. Para quem não lembra a enquete perguntava:

Você concorda que agências como a FAPESP aumentem o valor das bolsas pagas ou aumentem o número de bolsas com este dinheiro?


Pela pesquisa os votantes expressam o desejo de aumento do valor das bolsas em detrimento ao aumento do número de bolsas com esta parcela destinada ao aumento.