26.4.06

55 anos de fomento.

Só para lembrar que hoje o CNPq está comemorando seus 55 anos vida. Uma solenidade marcará a data na sede do órgão, em Brasília, com a presença do ministro da C&T, sergio Rezendo, e do presidente do CNPq, Erney Camargo.
Criado pela Lei nº 1.310 de 15 de janeiro de 1951, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma Fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira. Contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores (mestres, doutores e especialistas em várias áreas de conhecimento), o CNPq é, desde sua criação, até hoje, uma das maiores e mais sólidas estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) dos países em desenvolvimento.
Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação e absorção de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país.
A nossa esperança é que cada vez mais bolsas sejam ofertadas e mais projetos sejam aprovados. Frente a esta crise atual na aprovação de novas bolsas, só resta como alternativa para a maioria dos estudantes continuar sua formação, antes do tão sonhado emprego, sair do país. Acho que não é justo financiarmos o desenvolvimento alheio, não adianta nada investir num estudante durante sua vida acadêmica toda (quatro anos de graduaçao mais dois de mestrado mais quatro de doutorado) se no final das contas ele não contribuirá com prioridade para nosso desenvolvimento. Não seria uma visão nacionalista demais da minha parte?