29.9.06

Linux no Blog

Uma nova idéia para o blog: semanalmente procurarei postar dicas sobre linux e alguns truques úteis para nós probes mortais usuários. Deixo logo claro que a idéia não é confrontar se o Linux é melhor ou não que o Windows, cada macaco no seu galho. Quem tiver dicas e queira postar também é só nos enviar.


Kile - o problema básico.


Para começar um programinha que sou fã de carteirinha desde as primeiras versões: Kile (http://kile.sourceforge.net/). Para quem não ouviu falar ele é um editor gráfico de Latex, ferramenta indispensável no nosso meio. É um programa bastante intuitivo que mais aparenta o WinEdit do Windows, ou será que o WinEdit aparenta o Kile :P, já estou sendo contraditório rsrsr. O fato é que os usuários podem disfrutar de uma interface amigável onde tudo está ao alcançe de um click do mouse como compilar o arquivo .tex, criar o .dvi, .pdf, .ps, inserir figuras, símbolos etc etc etc. Abaixo uma figura que mostra a tela principal do Kile:

O problema começa quando as pessoas instalam o Kile e tentam compilar um arquivo .tex. Realmente existe tal problema, ele simplesmente poderá não compilar, como ocorre na maioria das vezes. Este problema é muito simples de ser resolvido e, acreditem, não é culpa do Kile. O Kile precisa do Latex instalado na sua máquina para funcionar corretamente, entretanto quando se instala os pacotes do Latex alguns não são levados em consideração. Os desenvolvedores do Kile então criaram uma maneira de checar se todos os pacotes necessários estão devidademente instalados. Na janela prinicipal do Kile tem uma aba configurações, basta clicar lá e escolher verificar sistema, veja figura abaixo:

Logo será aberta uma tela de verificação onde o Kile realiza uma série de testes em background verificando se todos os pacotes necessários estão instalados. Estes pacotes são classificados por cores: verde (parabéns, tudo certinho), laranja (é importante mas funciono sem ele) e vermelho (crítico, precisa instalar). Também não é preciso quebrar a cabeça para descobrir qual pacote é necessário instalar, ele diz qual é o nome do pacote. Depois de instalados os pacotes que faltam rode novamente o teste e seja feliz :) No caso abaixo tudo está funcionando perfeito: