8.6.07

Professores descobrem equações do equilíbrio da bicicleta

Um grupo de professores de matemática afirmou ter encontrado as equações para descrever como, após um impulso, a bicicleta pode avançar por muito metros sem cair.

Em 1897 houve a primeira tentativa de encontrar as fórmulas corretas para explicar o "mistério" da bicicleta, inventada cerca de trinta anos antes.

Em um ensaio de 28 páginas, publicado no último número da revista "Proceedings of the Royal Society", o professor Andy Ruína, da Cornell University, e três de seus colegas de outras instituições dizem ter encontrado as equações por 17 parâmetros diferentes que permitem a bicicleta avançar até 50 metros após um impulso.

Eles chegaram à conclusão baseando-se em um estudo de 1955 do engenheiro alemão E. Doehring.

Segundo o professor Ruína, o enigma demorou tanto tempo para ser desvendado porque durante muito tempo pensou-se erroneamente que a estabilidade da bicicleta dependesse quase exclusivamente de um fator: o comportamento das rodas.

Apenas recentemente chegou-se à conclusão de que estão em jogo dezessete parâmetros, um mais crucial do que o outro.

A fórmula explica o segredo em relação às leis gravitacionais de Newton, segundo o professor Ruína. Elas se aplicam apenas ao veículo sozinho.

Se alguém estiver pedalando se cria uma complexa interação homem-máquina e os matemáticos ainda não encontraram equações suficientemente sofisticadas para desvendar um segredo "tão grande".

3 Comments:

At 21/6/07 22:40, Blogger Paulo Martinelli said...

Vou me lembrar disso a próxima vez que cair da minha bike.

 
At 16/7/07 17:36, Anonymous Riobaldo said...

Essa complicação para entender completamente o movimento de uma bicicleta é mais uma manifestação da enorme riqueza física existente num corpo sólido em rotação. Isso me lembra a famosa foto de Pauli e Bohr observando, perplexos, um pião girando no chão (digite "bohr pauli top" no google imagens).

 
At 18/12/11 12:04, Anonymous http://www.infoenem.com.br said...

Isso serve para uma caloi da década de 90???

 

Postar um comentário

<< Home