Nasa decide ir atrás do planeta do Sr. Spock
Nada como um pouquinho de marketing para alegrar os planos espaciais da Nasa. A agência espacial americana acaba de fazer um anúncio no mínimo inusitado -- descobriu que uma de suas futuras missões teria a capacidade de encontrar o planeta Vulcano, lar de Spock, o personagem de orelhas pontudas da série de TV "Jornada nas Estrelas".Claro que, para ser encontrado, ele vai precisar estar lá. Segundo o criador de "Jornada", Gene Roddenberry (1921-1991), Vulcano orbitaria uma estrela anã alaranjada chamada 40 Eridani A, a maior de um trio estelar, a 16 anos-luz
Para fazer essa busca, a Nasa conta com uma missão chamada SIM PlanetQuest -- que, por conta de cortes no orçamento da agência espacial, foi adiada indefinidamente e não deve ser lançada antes da próxima década.
SIM é a sigla inglesa para Missão Espacial de Interferência. Trata-se de um satélite que usará um fenômeno característico das ondas de luz: ao se encontrarem, elas podem "interferir" umas com as outras, ora reforçando-as, ora reduzindo-as. A idéia é usar a técnica para conseguir enxergar a luz diminuta de planetas fora do Sistema Solar.
Leia + no link acima
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home