4.5.06

Colóquio dos Estudantes

O colóquio desta semana contará com a presença do Prof. Dr. Henrique Toma, atualmente professor titular do Departamento de Química Fundamental do IQ-USP e um dos líderes do Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia da USP. Também é autor do livro: Mundo Nanométrico: a Dimensão do Novo Século.

O seminário abordará uma reflexão partindo de Schrödinger até a nanotecnologia atual sobre a questão "O que é a vida?" Teremos a oportunidade de, segundo palavras do Prof. Henrrique Toma,

"...buscar uma reflexão sobre a Vida e as
Nanociências, focalizando o papel e a linguagem das
moléculas quando se introduz o sentido da organização e da funcionalidade dos sistemas, a capacidade de reconhecimento e da automontagem, a conectividade com o mundo físico, até, finalmente chegar às máquinas moleculares e aos sistemas inteligentes."


Para aqueles que querem conhecer a visão de um físico sobre o conceito de Vida, o livro escrito pelo célebre físico Erwin Schrödinger entitulado: O que é vida? O aspecto físico da célula viva é uma boa indicação, Schrödinger nasceu em Viena no ano de 1887, foi um dos pais da ciência contemporânea graças ao seu estudo referente à mecância de ondas como parcela da física quântica. Obteve Prêmio Nobel de Física em 1993. Seguindo trilha similar a outros grandes cientistas - Einstein, Heiserberg e Weiszäcker - Schrödinger teve interesses universais, tendo elaborado palestras e artigos sobre uma gama extremamente variada de temas, como ética, biologia e história da ciência. Seu falecimento ocorreu no ano de 1961.

O colóquio será realizado nesta sexta-feira, 05/05/06 às 16h30, no Auditório Diógenes de Oliveira (auditório maior) - Instituto de Física Teórica. Aqui você tem um mapa de como chegar ao IFT.
Após o colóquio, haverá o tradicional chá com biscoitos.
Contamos com a presença de todos.