23.8.06

Experimento estabelece a existência da matéria escura.

Foi bastante noticiado na mídia que a Nasa encontrou provas diretas da existência de matéria escura. Matéria escura e matéria normal foram separadas pela colisão de dois grandes aglomerados de galáxias. A descoberta, feita com uso do Observatório Chandra de Raios-X e outros telescópios, oferece, segundo os pesquisadores envolvidos nas observações, evidência direta da existência da misteriosa matéria escura, que não interage com luz ou radiação.
As observações oferecem a evidência mais forte já obtida de que a maior parte da matéria do universo é escura. Alguns cientistas já propuseram teorias alternativas à existência da matéria escura, como a suposição de que gravidade, em escalas intergalácticas, seria mais forte do que o previsto. Mas essas teorias não são capazes de explicar os efeitos da colisão observada. A matéria escura foi detectada observando o aglomerado de galáxias 1E0657-56, que é conhecido como "aglomerado bala", porque contém uma espetacular nuvem com a forma de uma bala de revólver. A imagem de raios-X mostra que esse formato é causado pelo vento gerado pela colisão entre um aglomerado e outro.

O artigo pode ser encontrado aqui. A página de mídia do Observatório Chandra tem o anúncio oficial da descoberta e pode ser acessado neste link.

1 Comments:

At 22/5/08 22:07, Blogger G. G. da Silva said...

Uma contribuição para o estudo da gravitação universal

Gravidade: tudo parece se passar como se...

Resumo: neste trabalho procura-se mostrar, por meio de um processo gráfico simplificado, que a interação gravitacional, se for considerada conseqüência da curvatura do espaço-tempo tal como estabelecido na Teoria da Relatividade Geral, prescinde da ação de força e da correspondente partícula portadora, diferentemente das demais interações fundamentais.

Gostaria de conhecer a opinião dos organizadores do blog, que muito apreciei, de seus leitores ou de quem encontrar esta mensagem boiando no oceano WWW.

G. G. da Silva
http://kosmologblog.blogspot.com/

kosmologblog@gmail.com

 

Postar um comentário

<< Home