3.10.06

A primeira vez dos Cosmólogos



Saiu hoje!!!

Enviado por Wiliam Hipólito (IFT):

Para surpresa de muitos fisicos o Nobel de Fisica deste ano foi outorgado para John C. Mathe (NASA Goddard Space Flight Center) e George F. Smoot (University of California Berkeley) pela "descoberta da ditribuição de corpo negro e das anisotropias da Radiação Cósmica de Fundo".
A descoberta foi feita em 1992 depois de analisar os dados que foram tomados pelo satelite COBE. Informações importantes do Universo tais como a sua idade, composicao, curvatura e história de sua evolução estão contidas nas anisotropias. A descoberta de 1992 revolucionou a cosmologia ao ponto de que hoje e uma ciência que conta com medidas de muita precisão para testarmos os modelos cosmológicos. Antes disto, Arno A. Penzias, Robert W. Wilson (os dois engenheiros da Bell) ganharam o Nobel em 1978 pela sua descoberta da Radiação Cósmica de Fundo em 1965. Parabéns aos cosmólogos pela sua primeira vez!
A página oficial do Prêmio pode ser vista aqui.

1 Comments:

At 4/10/06 12:25, Anonymous Anônimo said...

Não acho que seja uma surpresa tão grande. Para mim isso só confirma a tendência de que a cosmologia está se tornando uma das áreas de maior destaque na Física. E cada vez mais com dados experimentais de grande precisão! Acho que é algo similar ao que aconteceu com a física de partículas entre os anos 60 e 70.

 

Postar um comentário

<< Home