9.11.07

Buracos negros 'podem ser origem de raios cósmicos'


Uma equipe de cientistas descobriu que os raios cósmicos – partículas com grande concentração de energia e que se deslocam a velocidades próximas à da luz – são provavelmente originados de buracos negros gigantes situados em galáxias vizinhas à Via Láctea.

O estudo realizado por 370 pesquisadores de 17 países, entre eles o Brasil, foi publicado na última edição da revista Science.

As conclusões, feitas a partir de pesquisas realizadas no Observatório Pierre Auger, na Argentina, podem solucionar um quebra-cabeças que intriga a ciência desde 1912, quando os raios cósmicos foram identificados.

Ao contrário do que se pensava até agora, as partículas de alta energia que “bombardeiam” a Terra não seriam provenientes de áreas aleatórias no espaço, mas de áreas ocupadas por galáxias que contêm buracos negros gigantes.

Os estudiosos acreditam que os campos magnéticos em volta dos buracos negros aumentam a velocidade dos raios, o que explicaria a alta concentração de energia das partículas.


LEIA MAIS NO LINK

2 Comments:

At 10/11/07 20:38, Anonymous Marcos Vieira said...

Mas, porque os buracos negro tem campos magnéticos?

 
At 10/2/08 23:11, Blogger JADER said...

Beleza de blog, sou professor de física e acho muito legal termos esse espaço para discussão de assuntos ligados à ciência!

Um abraço!

 

Postar um comentário

<< Home