8.9.08

Quanto mais cerveja, menos artigo! Será???

Cerveja é ruim para a ciência?
Quanto mais cerveja os cientistas bebem, é menos provável que eles tenham trabalhos publicados ou citados, revelou um novo estudo realizado por Thomas Grim, ornitólogo da Universidade de Palacky, na República Tcheca. Grim pesquisou o comportamento dos cientistas tchecos e descobriu uma correlação entre a quantidade de cerveja consumida e o número de trabalhos publicados.

Mas a República Tcheca pode ser apenas uma estranha exceção, de acordo com um artigo do New York Times de março de 2008 que se referia ao estudo de Grim; afinal, o país detém a maior taxa de consumo de cerveja per capita do mundo, acima da Irlanda. Ou talvez, conforme sugeriu o também ornitólogo Mike Webster, da Universidade do Estado de Washington, no artigo, "os cientistas que têm poucas publicações estão afogando suas mágoas."

Aparentemente, dá na mesma beber a cerveja barata Pabst Blue Ribbon ou a mais cara Vielle Bon Secours - o estudo não mencionou que o preço da cerveja fizesse alguma diferença. Outro estudo, feito na Dinamarca, que está em oitavo lugar na lista dos maiores consumidores de cerveja per capita, mostrou uma correlação entre o consumo de vinho e um QI alto - com o oposto sendo verdadeiro para a cerveja.

Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt

3 Comments:

At 8/9/08 16:10, Anonymous Anônimo said...

Mas o que ornitólogos têm a ver com cerveja?????

 
At 13/9/08 16:40, Blogger Evandro said...

Não tenho a mínima idéia do porquê de um ornitólogo estudando o modo de vida humano. Será que é pela falta de aves???!?!?

 
At 14/1/11 14:31, Anonymous Anônimo said...

Correlação não indica causalidade. Que estudo ridiculo.

 

Postar um comentário

<< Home