4.10.05

Altas energias em Minas

Vai de hoje até sexta-feira o Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos. Ao contrário da maioria dos anos desta vez não será em Caxambu, mas em São Lourenço. Não faz muita diferença, as duas cidades são incrivelmente parecidas, têm as mesmas (poucas) opções de lazer.
O programa está bastante astrofísico este ano, mas isto é apenas um reflexo do fato de que, recentemente, a investigação das radiações vindas do espaço tem sido nossa principal ferramenta na descoberta de novos fenômenos naturais, e eventual comprovação de teorias já existentes.
Teremos Robert Wald falando sobre The Present Status of Quantum Field Theory in Curved Spacetime, James Bartlett com Polarization in the Cosmic Microwave Background e Claus Grupen apresentando Radio Detection of Cosmic Rays with LOPES. Ronald Shellard, do CBPF, falará sobre os primeiros resultados do observatório de raios cósmicos Pierre Auger, projeto com participação brasileira considerável em seu financiamento.
Como divulgação científica Marcelo Gleiser (Dartmouth College) estará com O que sabemos e o que não sabemos sobre o Universo, um título talvez arriscado demais para uma conferência repleta de especialistas.
Os demais mortais poderão apresentar seus trabalhos numa sessão de pôsteres e/ou em palestras paralelas.
Vamos ver como será este ano; no mínimo será bom rever os amigos que agora estão longe.