20.7.06

O AUMENTO SAI NO FINAL DE AGOSTO !!

Enviado por Wanderson Wanzeler (IFT):

Eu sei que o assunto pode ficar repetitivo, mas este é um ponto que interessa a muitos leitores do blog e está sendo esperada uma notícia destas desde que muita gente se entende por bolsista.

"O governo federal liberou um terço do volume de verbas federais para ciência e tecnologia que estavam retidas para superávit primário, e boa parte do dinheiro já tem destino, anunciou ontem o ministro Sérgio Rezende na reunião anual da SBPC. Dos R$ 380 milhões tirados do contingenciamento no fim do mês passado, R$ 209 milhões irão apoiar projetos de inovação em empresas.
Os editais, que devem sair até o fim do mês, devem se dividir em três linhas, uma das quais dedicada a áreas em que a participação empresarial em pesquisa é considerada fundamental. Rezende destacou o desenvolvimento de softwares e microeletrônica em tecnologia para TV digital e a produção de medicamentos para as chamadas doenças negligenciadas --que atingem a população pobre e têm tratamento caro. "A TV digital vai usar o sistema de modulação japonês, mas todos os produtos terão de ser desenvolvidos aqui", disse.
As outras duas linhas se destinam a fundações de amparo à pesquisa estaduais e à contratação de recursos humanos.
Sérgio Rezende anunciou no domingo, ao lado do ministro da Educação, Nelson Maculan, um novo aumento, de 10%, para as bolsas de mestrado e doutorado da Capes. "O aumento sai no início de agosto", confirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães. "Calculando a partir de 2002, o aumento soma cerca de 30%", disse."

Fonte: Folha Online