6.7.06

Discovery se acopla à estação espacial

Depois de dois dias de manobras espaciais, o ônibus espacial Discovery se acoplou à Estação Espacial Internacional na quinta-feira, 341 quilômetros acima da Terra.

A Discovery deve se manter atracada à estação espacial de 100 bilhões de dólares por oito dias, enquanto sua tripulação descarrega mais de 2,2 toneladas de equipamento e suprimentos, e deixa a bordo o astronauta alemão Thomas Reiter, para seis meses de estadia.

Em um sinal de recuperação para o programa espacial norte-americano, que sofreu muitos problemas, o ônibus espacial, lançado na terça-feira da Flórida, sob o comando de Steve Lindsey, executou uma lenta manobra antes da acoplagem, permitindo aos tripulantes da estação especial, Jeff Williams e Pavel Vinogradov, que fotografassem as pastilhas antitérmicas na barriga da Discovery, cujo objetivo é proteger a espaçonave do intenso calor que enfrentará na volta à Terra.

As fotos são parte de um processo de inspeção constante que começou com o lançamento da Discovery, e não constatou danos significativos no aparelho.

Os funcionários da Nasa esperam que o diagnóstico favorável obtido até agora indique que resolveram o problema da espuma isolante que escapou dos tanques de combustível e causou o desastre da Columbia em 2003, e voltou a aparecer no primeiro vôo do ônibus espacial depois do Columbia, no ano passado.

Alguns pedaços da espuma, que isola os tanques contra a formação de gelo, escaparam do tanque de combustível quando do lançamento da Discovery, na terça-feira, mas eram menores do que o pedaço de 756 gramas que perfurou o escudo anticalor da Columbia.

"No geral, o desempenho do tanque foi realmente notável", disse John Shannon, diretor de vôo, a jornalistas.

A Columbia se desintegrou ao retornar à Terra devido ao escudo de calor rompido, que permitiu a entrada de gases incandescentes na estrutura. Os sete astronautas a bordo foram mortos.

Desde então, a Nasa gastou 1,3 bilhão em aperfeiçoamentos de segurança para impedir outro desastre, que poderia pôr fim prematuro ao programa do ônibus espacial, que deve continuar em operação até 2010, para que a Nasa possa concluir a construção da estação espacial, patrocinada por 16 países, cuja montagem está suspensa desde o acidente com a Columbia.

fonte: uol

1 Comments:

At 13/7/06 20:44, Blogger Osame Kinouchi said...

Olá, deixando aqui um comentário para divulgar nossa mesa redonda sobre o Vestibular. Posso?

http://mesaredonda2.blogspot.com

Passem por lá!

 

Postar um comentário

<< Home