3.7.06

Música científica

Matemáticos criam nova família de instrumentos musicais

Claude Gauthier e Samuel Gaudet, da Universidade de Moncton, New Brunswick, Canadá, apresentaram, na reunião da Sociedade Acústica Americana, este mês, em Providence, Rhode Island, EUA, um novo instrumento musical, a tritarra.
Parece uma guitarra elétrica com dois pescoços a mais saindo de seu corpo. Suas cordas em forma de Y são estendidas pelos três pescoços e dedilhadas em um deles, como em uma guitarra comum.
O som da tritarra é mais rico que o de uma guitarra convencional. Além da freqüência fundamental e seus harmônicos, as cordas da tritarra vibram em padrões mais complicados, típicos de instrumentos de percussão como pratos e gongos. (Ouça nos links abaixo.)
Os matemáticos estudam agora o som produzido por outros arranjos geométricos de cordas. O físico Benjamin Vigoda, do Instituto de Tecnonologia de Massachussets, comentou que esta talvez seja a última das famílias de instrumentos capaz de ser inventada utilizando princípios físicos diferentes dos tradicionais, sem o uso de computadores.
O artigo da Seed Magazine pode ser visto aqui.