24.6.06

Projeto computacional coordenado por docente do IFT ganha financiamento da Finep

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do programa ProInfra, concede R$ 4.415.000,00 para a dinamização da GridUNESP. O projeto, coordenado pelo docente Sérgio Novaes, do Instituto de Física Teórica (IFT), unidade complementar, prevê o compartilhamento de memória e de processadores por Unidades interligadas. "Esta é a primeira iniciativa de se implementar uma infraestrutura de grid em uma universidade brasileira", destaca.

"Esta grid vai promover uma capacidade computacional que dificilmente estaria disponível na forma convencional, a um único grupo, ou mesmo para uma comunidade de pesquisadores de uma mesma área científica", explica Gastão Krein, diretor do IFT. Ele coordena o estudo Cromodinâmica quântica na rede, ou QCD na rede, que se beneficiará com o projeto.

Especialmente para a UNESP, que tem uma estrutura multicampi, a implantação da arquitetura grid é de grande importância. Inicialmente, os centros da GridUNESP serão instalados nos campi de São Paulo, Rio Claro, Bauru, Botucatu, Araraquara, São José do Rio Preto e Ilha Solteira, onde os pesquisadores já desenvolvem estudos que requerem o processamento, análise e armazenamento de uma grande quantidade de dados. Na hierarquia do sistema grid, São Paulo será o núcleo central (tier 0), que coordena as tarefas dos demais centros (tier 1).

Esses grupos interligados investigam temas das áreas de biologia, engenharia, física, geologia, medicina e química. Para ampliar ainda mais o poder computacional da universidade, serão agregadas à GridUNESP infraestruturas de rede já existentes, como o Centro Virtual de Pesquisa, coordenado por Krein.

"Este sistema vem na hora certa," comenta Krein. "Ele vai permitir nos integrarmos a estruturas externas, como a International Lattice Data Grid, que possibilita o compartilhamento de processamento e a troca de dados gerados em supercomputadores em todo o mundo."

Outra possibilidade de integração é citada por Novaes. “A Open Science Grid (OSG) americana, que atende a todas as áreas da ciência, e à qual são submetidos mais de 20 mil trabalhos por dia", lembra o docente, que também coordena o Centro Regional de Análises de São Paulo (Sprace), membro da OSG.

Saiba mais sobre a GridUNESP no endereço: https://www.unesp.br/grid/

Reportagem de Igor Zolnerkevic