16.6.06

Morre Ray Davis, Nobel de Física de 2002

A notícia está um pouco atrasada, mas acho que vale a pena destacar:

O físico-químico Raymond Davis Jr. morreu dia 31 de maio, aos 91 anos de idade, por complicações causadas pela doença de Alzheimer, de que vinha sofrendo nos últimos quatro anos. Seu trabalho pioneiro com John N. Bahcall (1934-2005) foi proposto em 1964 para "enxergar o interior de uma estrela e assim verificar diretamente a hipótese da geração de energia nuclear nelas" e acabou levando à busca para resolver o problema do "sumiço" dos neutrinos solares e a criação de um novo campo da astronomia, a astrofísica de neutrinos.
Davis ganhou o Prêmio Nobel de Física de 2002 por detectar neutrinos solares, partículas "fantasmas" produzidas nas reações nucleares que geram a energia do Sol. O prêmio foi compartilhado com Masatochi Koshiba do Japão e Riccardo Giacconi dos E.U.A.

Nascido em 1914, Davis estudou em escolas públicas no estado de Washington, EUA, antes de se graduar em Química na Universidade de Maryland, em 1938. Terminou seu doutorado em Físico-química, pela Universidade de Yale, em 1942.
Em 1948, foi contratado pelo Laboratório Nacional de Brookhaven, EUA. O diretor do departamento de química lhe deu liberdade total e aconselhou Davis a passar na biblioteca, ler algo que lhe interessasse e escolher seu projeto de pesquisa.
"Me decidi por um experimento de física de neutrinos," lembrou Davis, na autobiografia escrita quando ganhou o Nobel. "Um campo sobre o qual se sabia quase nada naquele tempo, e que parecia bem adequado aos meus conhecimentos de físico-química."
Em 1964, após tentativas mal sucedidas de detectar neutrinos produzidos em reatores nucleares, Davis propôs, junto com o físico John Bahcall, um grande experimento para detectar neutrinos vindos do Sol.

Mais informações sobre Raymond Davis aqui.