16.6.06

'Crash' cultural entre físicos e economistas

O editorial da Nature de 8 de junho afirma que o preconceito contra pesquisadores que atacam problemas da economia usando métodos da física condena ao diletantismo e à extinção a nova disciplina, chamada de econofísica.
As principais publicações científicas de economia se recusam a publicar pesquisas que fujam da tradicional e muito simples teoria "neoclássica", enquanto que os departamentos de física nas universidades não valorizam os trabalhos de econofísica feitos por seus pesquisadores.
Na visão dos editores, entretanto, os econofísicos desperdiçam suas chances de chamar a atenção dos economistas de mente aberta, por não controlarem a qualidade, extremamente variável, dos artigos científicos em suas próprias publicações especializadas.
O editorial se baseia em reportagem da revista sobre polêmico artigo, escrito por um grupo de economistas que participaram do Colóquio de Econofísica, na Universidade Nacional Australiana, Camberra, em novembro de 2005, muito desapontados com o que viram ali.

Com a palavra agora os econofísicos!!

Quem desejar ler o editorial clique aqui. O artigo do grupo do Colóquio de Econofísica saiu na Physica A e pode ser visto nesse link.