31.5.06

Waves in Fluids I

Pois bem amigos, começou hoje o WORKSHOP WAVES IN FLUIDS pontualmente no horário estabelecido. Por aqui posso dizer que se tem inglês de algumas regiões do globo, fato que me prejudicou num primeiro momento, no entendimento da mensagem de cada um. Entretanto, estou gostando muito, apesar de ter sido um assunto que tratei durante o mestrado, me faz relembrar alguns devaneios :P.
Das palestras que estive presente hoje eu gostaria de destacar a do Prof. Roger H. J. Grimshaw, do Dept. Mathematical Sciences, Loughborough Univ, UK - Internal solitary waves in the atmosphere and ocean. Foi realmente fascinante saber que as nuves formam padrões que refletem o comportamento solitônico. Minha ignorância não havia deixado ainda saber que se encontra sólitons até nas nuvens, cômico não?!! heheehh. Não vou ficar aqui demonstrando as contas, mas pelo que entendi estas formações ocorrem devido a ação do vento, da topografia e da gravidade basicamente. Elas tem um comprimento de onda da ordem de 5.6km e podem ser tratadas pelo modelo, quase jurássico, do método de múltplicas escalas. Isto mostra como este tratamento é poderoso e foi desenvolvido, se não me engano, no final de 1800. Ainda hoje fornece informações relevantes.
Outra legal de hoje foi a do Prof Esteban Tabak do Courant Institute of Mathematical Sciences, New York, USA - A coarse graining approach to quantifying mixing instratified flows. Nos mostrou a importância de quantificar a mistura entre fluidos com diferentes propriedades na modelagem da dinâmica climática. Como esta medida é uma tarefa muito dificil de realizar, ele nos apresentou uma alternativa para modelar a misturia de fluidos tendo como base a física estatística.
Claro que também devo destacar a qualidade do "coffee break", não é muito ético mas atire a primeira pedra quem nunca ficou ansioso por esta hora!! O fato do destaque se deve ao tema tropical da mesa, tema que foi elogiado por alguns professores e serve para mostrar aos "gringos" o que o Brasil tem de bom. Infelizmente no final da tarde eu peguei uma inflamação danada na garganta e não posso garantir chegar amanhã no horário estabelecido, mas tentarei.
Que venha o próximo dia!!