22.5.06

Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Suécia

Fonte: AEB

O foguete brasileiro VSB-30 foi lançado com sucesso da base de Esrange, na Suécia, às 10h da manhã (horário local) da última quinta-feira (11), 05h da manhã pelo horário brasileiro. O veículo alcançou 239 km de altura e proporcionou 5,5 minutos de microgravidade para a realização dos experimentos científicos.
“Essa é mais uma etapa do Programa Espacial Brasileiro que vai, passo a passo, adquirindo o seu lugar entre os países que optaram por buscar domínio do espaço para fins pacíficos”, disse o presidente da Agência Espacial Brasileira, Sergio Gaudenzi. O foguete, feito para atender ao Programa Microgravidade brasileiro, têm sido usado para pesquisas da Agência Espacial Européia (ESA), mediante um convênio entre a AEB e a Agência Espacial Alemã (DLR) devido à confiabilidade do VSB-30. Segundo as equipes envolvidas na operação, o lançamento e o pouso foram um sucesso, com a queda ocorrendo na área prevista. Todos as pesquisas embarcadas foram realizados conforme o previsto e já foram recuperadas. A carga útil é a única parte do foguete que é salva.
Nessa viagem o VSB-30 levou pesquisas de difusão laminar de chamas representativas de incêndios em ambiente de microgravidade, desenvolvimento de um cristal líquido, determinação de parâmetros fisiológicos de “euglena gracilis”; e de mecanismos biológicos sensíveis à gravidade.
Os VSB-30 são feitos pelo setor da Aeronáutica voltado à área espacial, o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA). Técnicos do IAE, que trabalham diretamente no desenvolvimento do veículo, participaram da preparação do foguete na Suécia, juntamente com os especialistas das agências espaciais alemã (DLR) e européia (ESA).
O próximo vôo deve ocorrer no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), com experimentos brasileiros, por volta de outubro/novembro. O VSB-30 tem 12,8m, pesa cerca de 2,6t e é capaz de transportar 407kg de carga útil. O primeiro vôo do VSB-30 aconteceu no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em 2004; o segundo, na Suécia, com três pesquisas da Agência Espacial Alemã (DLR/Moraba).