19.5.06

Colóquio dos Estudantes

Esta semana teremos a estudante de mestrado do IFT Ana Carolina Machado, ela nos falará sobre "Aplicações da física moderna em medicina".

"...A estreita relação entre Física e Medicina foi intensificada com o uso da Física Moderna no desenvolvimento de técnicas de diagnóstico e de terapia, que estão embasadas nas descobertas físicas dos últimos oitenta anos. O presente trabalho aprofunda os conceitos da Física de Partículas Elementares que estão por trás da Tomografia por Emissão de Pósitron (PET) (técnicas de diagnóstico), da Terapia de Captura de Nêutron pelo Boro (BNCT), usada para tratamento de câncer intracraniano de pacientes em estado terminal, e da Imagem por Ressonância Magnética (MRI). Portanto interessa-nos aqui apresentar mais do que o uso dessas técnicas na prática médica (que será brevemente descrito); interessa-nos, preponderantemente, apresentar como elas dependem de conceitos teóricos e experimentais que foram originalmente desenvolvidos em pesquisa básica, como por exemplo, a descoberta do pósitron, sem a qual não seria possível desenvolver a PET. Além disso, sem o experimento de Stern e Gerlach não teríamos a MRI e sem o desenvolvimento dos aceleradores e também dos reatores o nêutron possivelmente, não seria detectado, portanto, a BNCT não teria base para ser desenvolvida."

O colóquio será realizado nesta sexta-feira, 19/05/06 às 16h30, no Auditório Diógenes de Oliveira (auditório maior) - Instituto de Física Teórica. Aqui você tem um mapa de como chegar ao IFT.
Após o colóquio, haverá o tradicional chá com biscoitos.
Contamos com a presença de todos.