22.5.06

Estudante brasileiro é premiado em evento de produtos científico e tecnológico nos EUA

Fonte: Agência MCT

Um sistema inovador para dessalinização de água desenvolvido por estudante brasileiro é premiado em duas categorias na Feira Internacional de Engenharia e Ciências (Intel ISEF 2006), nos Estados Unidos. A feira, que terminou na última sexta-feira (12), é o maior evento mundial para projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos por estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico.
Chamado de Aram (em tupi-guarani, Sol), a técnica se fundamenta na utilização da energia solar convertida em energia térmica para separar o sal da água do mar, e foi idealizado para atender regiões carentes do País.
Denilson Luz Freitas, autor do projeto vencedor, concorreu com 1.450 jovens de 47 países. Natural de Vitória da Conquista (BA), recebeu U$ 2 mil pelos prêmios. E foi o único entrevistado, de fora dos EUA, por Craig R. Barret, presidente do conselho administrativo da Intel Corporation, em sua visita aos estandes da ISEF.
Os critérios das premiações correspondem à relação do projeto com o desenvolvimento e a preservação das fontes hídricas, incluindo hidroeletricidade, construção de materiais, irrigação, conservação da qualidade da água, pesca e preservação ecológica dos elementos hídricos. O Aram destacou-se, ainda, pela criatividade, inovação tecnológica e viabilidade comercial.
O trabalho de Denilson foi selecionado para participar da Intel ISEF 2006 durante a 4ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2006), que aconteceu em março último. Esta feira, organizada pela Universidade de São Paulo (USP) por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica, é o maior evento nacional de ciência e tecnologia voltada para estudantes que ainda não ingressaram no ensino superior. O Ministério da Ciência e Tecnologia e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) oferecem apoio institucional há dois anos à Febrace.