25.5.06

Sombra e água fresca....

Realmente a notícia caiu como um balde água geleada, e bem gelada, para o programa espacial brasileiro. Não demorou muito para ver na rede muitas reportagens sobre a aposentadoria do astronauta brasileiro Marcos Pontes. Para o governo restou "tapar o sol com a peneira", para nós restou aquele pequeno buraquinho no bolso de US$10 milhões. Se o objetivo da missão foi de divulgar o trabalho da Agência Espacial Brasileira (AEB) como parte de um programa de marketing o objetivo foi alcançado, mas bem que ele poderia ter esperado mais de um mês para pedir a aposentadoria não é? Além disso, acho que não "pega" bem o primeiro astronauta do Brasil se aposentar logo depois de um mês de retorno, já temos a fama de que só se acha aqui samba, futebol e festa. Imaginem só todas aquelas crianças vendo seu herói nacional aposentado antes mesmo de virar desenho animado...

Abaixo a opinião de alguns que defedem e que atacam:

Fonte: Jornal da Ciência
"...O presidente da SBPC, Ennio Candotti, que sempre criticou a missão do astronauta, reagiu com ironia ao afastamento de Pontes. "Agora ele deve vender bonequinhos", disse."
"...Tudo foi publicidade, algo muito parecido com fogos de artifício, que explodem e logo acabam", disse Candotti. Para a ciência, segundo ele, não haverá prejuízo. "A Aeronáutica é que pode perder um piloto, um operador."
"...O Procurador-Geral do Ministério Público do Tribunal de Contas da União, Lucas Furtado, disse que a saída de Pontes, logo após o alto investimento feito pelo país em sua formação, não é ilegal.
"Já em termos morais, é outra história", disse."
"Procurado nesta terça-feira pelo “O Estado de SP”, o presidente da AEB Sérgio Gaudenzi se limitou a dizer, por meio de sua assessoria de Comunicação, que Pontes "cumpriu sua missão com a Agência Espacial Brasileira, que era levar o Programa de Microgravidade ao espaço"."

Talvez o grande problema não tenha sido a aposentadoria do astronauta brasileiro, foram escolher logo um que faltava somente um mês de contribuição para pedir a aposentadoria. Será possível que só existe no Brasil uma pessoa capacitada para ir ao espaço e logo o dito cujo está para se aposentar? "Vamo que vamo !!!"

1 Comments:

At 25/5/06 16:26, Blogger Evandro said...

Acho que o Cel. Pontes encrou esse sonho como sendo só dele e esqueceu da nação que ele representa, principalmente sendo o pioneiro em executar serviços espaciais. Já achava que era um desperdício a grana toda que foi injetada nesse programa, agora fica evidente a falta de respeito do nosso primeiro astronauta para com sua nação sentindo-se com o dever cumprido com tão pouco tempo após seu retorno. Mas o que podemos esperar do nosso Brasil, não é?

 

Postar um comentário

<< Home