20.6.06

Ciência com criatividade

A interação entre diferentes ramos do saber é essencial para a melhoria do ensino de ciências no Brasil. Pensando nisso, cerca de 130 estudiosos de diversas áreas se reuniram no 3º Simpósio de Educação em Ciência e Criatividade para dividir seus conhecimentos sobre temas como neurologia, astronomia, evolução, arqueomusicologia, antropologia, design e arte. O evento, que aconteceu de 28 a 31 de maio na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, foi coordenado pelos bioquímicos Leopoldo De Meis e Vivian Rumjanek, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Um dos principais pontos discutidos no Simpósio foram os resultados de um projeto de ensino de ciências organizado por De Meis e Rumjanek, que visa ensinar aos professores e alunos de escolas públicas brasileiras como a ciência é feita nos laboratórios e procurar jovens talentos de baixa renda para oferecer a eles uma oportunidade de inserção no meio científico. Iniciado há 18 anos, o projeto hoje é difundido em dez universidades do país. Durante o evento, os coordenadores locais discutiram as dificuldades encontradas na realização do projeto e procuraram formas de aperfeiçoá-lo, além de debater com os alunos sobre meios alternativos de ensinar ciência.

Leia mais aqui