16.10.05

Dez anos de Top


Na próxima sexta-feira, 21 de outubro, acontece no Fermilab uma conferência em homenagem aos dez anos da descoberta do quark top (veja o press release original do Fermilab aqui).
Este foi o último dos quarks que ainda precisava ser descoberto. Existem seis quarks (up, down, strange, charm, bottom e top) de acordo com a atual teoria que descreve as interações forte, fraca e eletromagnética (chamado de Modelo Padrão).
Eu já havia entrado na Física e lembro do alvoroço que foi, inclusive pelo fato de terem participado da descoberta vários pesquisadores brasileiros (G.A. Alves, J.G.R. Lima, A.K.A. Maciel, J.R.T. de Mello Neto, J.M. de Miranda, V. Oguri, A. Santoro, M. Souza, na época ligados ao LAFEX do CBPF). Posso estar enganado, mas acho que desde Lattes não havíamos mais estado tão perto de uma descoberta fundamental em Física de Partículas. É uma conquista a ser destacada!

Os artigos originais da descoberta estão aqui: detectores DZero e CDF.

Veja também recente matéria da Revista Pesquisa Fapesp sobre os novos esforços experimentais da Física de Partículas brasileira. O IFT participa ativamente destes desenvolvimentos através dos trabalhos do professor Sergio Novaes e dos pesquisadores Eduardo Gregores,Sérgio Lietti e Pedro Mercadante.