14.10.05

Apareceu nos arxiv´s II

Duas sugestões de artigos interessantes dos arxiv´s enviados por nossos leitores:

-Este preprint é antigo, mas pode ser útil para aqueles que assim como eu desejam algum dia entender algo sobre grupo de renormalização.
A hint of renormalization, por B. Delamotte, publicado em Am.J.Phys. 72 (2004) 170-184.
(enviado por Wanderson Wanzeller, do IFT)

-Messages in the sky (enviado por Alysson Ferrari, do IFUSP)

Escrito nas estrelas

Este último pré-print que o Alysson sugeriu pode assustar os mais incautos. No artigo os autores sugerem que padrões na radiação cósmica de fundo (CMB) poderiam conter mensagens do Criador (!!). Eles argumentam, muito bem eu diria, que é bastante plausível que o Criador (supondo que exista) colocasse uma mensagem na CMB, já que é acessível a todas as civilizações (supondo que outras existam) do universo. A mensagem, de acordo com os autores, seriam os grupos de simetria de calibre das interações fundamentais (!!!).
Quem conhece o processo que Robert Gentry moveu contra Paul Ginsparg, criador/operador dos arXiv´s, poderia ficar assustado. Gentry processava os operadores dos arXiv´s porque estes se recusaram a manter em suas páginas artigos criacionistas que ele havia postado. Um tribunal do Tennessee arquivou a queixa contra Ginsparg. Foi até por causa deste episódio que apareceu o sistema de endossamento nos arXivs: agora os físicos precisam do aval de algum outro profissional já cadastrado no sistema antes de publicarem lá seus pré-prints. Isto dificultaria a ação dos criacionistas, ou pseudo-cientistas em geral.
Em todo caso, um dos autores do artigo acima é Anthony Zee, famoso por suas brincadeiras. Assim, trata-se apenas de excentricidade.
Ou será que não? ;-)
(Andre)

1 Comments:

At 14/10/05 12:55, Anonymous Anônimo said...

Já li esse "A Hint for Renormalization", me lembro que realmente era bastante interessante! Reforço a recomendação... ;-)

 

Postar um comentário

<< Home