11.10.05

Nature Physics


Depois de muita propaganda recebida em casa e pregada em mural, finalmente apareceu o primeiro número da revista Nature Physics, do mesmo grupo da prestigiosa Nature. Está disponível no portal da CAPES.
É claro que é sempre bom ter novos periódicos dedicados à Física, ainda mais quando os editores pertencem a um grupo de mídia como a Nature. No entanto, no editorial da Nature deste mês, em que se dá boas vindas a Nature Physics, está uma frase incômoda: "Atualmente, graças à fascinação exercida pelo progresso e benefícios da Biologia, Física é apenas mais uma disciplina.". Fica então claro que, se a Nature é lugar apenas para grandes avanços da ciência, é melhor criar uma revista especial para a Física, pois na Nature só aparecerão pesquisas em Biologia. Fazer o quê? Estamos no recuo da maré.
Porém, talvez percebendo que o leigo poderia ter uma má impressão do entusiasmo dos físicos, encontramos no mesmo editorial evocações das próximas ondas (tsunamis!) em Física. Por exemplo: "A próxima geração de aceleradores de partículas promete insights tão profundos como o de qualquer um de seus predecessores, em particular no entendimento das origens da massa e das simetrias subjacentes às leis da natureza".
Este número destaca letters sobre supercondutividade em grafite, mas fiquei mais interessado no artigo Particle physics: Do the space-warp sobre o qual escreverei outro dia.

1 Comments:

At 14/10/05 11:07, Anonymous Anônimo said...

Uma nova revista é sempre bem vinda.
Contudo, a Nature de fato tem dado muita ênfase a "coisas biológicas" que são absurdas (vide a reprodução do morcego com a sogra).
Mas a Física sempre será a mais fundamental de todas. Mas, cabe à nós físicos divulga-la mais.

 

Postar um comentário

<< Home