11.10.05

Nature Physics


Depois de muita propaganda recebida em casa e pregada em mural, finalmente apareceu o primeiro número da revista Nature Physics, do mesmo grupo da prestigiosa Nature. Está disponível no portal da CAPES.
É claro que é sempre bom ter novos periódicos dedicados à Física, ainda mais quando os editores pertencem a um grupo de mídia como a Nature. No entanto, no editorial da Nature deste mês, em que se dá boas vindas a Nature Physics, está uma frase incômoda: "Atualmente, graças à fascinação exercida pelo progresso e benefícios da Biologia, Física é apenas mais uma disciplina.". Fica então claro que, se a Nature é lugar apenas para grandes avanços da ciência, é melhor criar uma revista especial para a Física, pois na Nature só aparecerão pesquisas em Biologia. Fazer o quê? Estamos no recuo da maré.
Porém, talvez percebendo que o leigo poderia ter uma má impressão do entusiasmo dos físicos, encontramos no mesmo editorial evocações das próximas ondas (tsunamis!) em Física. Por exemplo: "A próxima geração de aceleradores de partículas promete insights tão profundos como o de qualquer um de seus predecessores, em particular no entendimento das origens da massa e das simetrias subjacentes às leis da natureza".
Este número destaca letters sobre supercondutividade em grafite, mas fiquei mais interessado no artigo Particle physics: Do the space-warp sobre o qual escreverei outro dia.

2 Comments:

At 14/10/05 11:07, Anonymous Adilson said...

Uma nova revista é sempre bem vinda.
Contudo, a Nature de fato tem dado muita ênfase a "coisas biológicas" que são absurdas (vide a reprodução do morcego com a sogra).
Mas a Física sempre será a mais fundamental de todas. Mas, cabe à nós físicos divulga-la mais.

 
At 15/10/05 22:22, Blogger Andre said...

É, vamos ver se este Ano Mundial terá efeitos duradouros na renovação do interesse dos leigos nos avanços da Física.
Outro dia vi no GloboNews um repórter, que entrevistava um físico a respeito da energia escura, exclamar: "mas de uns tempos pra cá só se fala de Física!!" :-))

 

Postar um comentário

<< Home