21.7.06

Vídeo da Semana

Quem pode explicar o fenômeno???



Inauguramos aqui mais uma idéia para o blog onde toda semana tentaremos publicar um vídeo legal de física ou tecnologia com o intuito de despertar a curiosidade dos leitores. O espaço para comentários fica disponível para os que desejem explicar o fenômeno ocorrido. Caso ninguém se candidate eu explico na próxima semana o que está acontecendo. Aproveitem!!

3 Comments:

At 21/7/06 18:45, Blogger Cássius said...

Ok, o começo é fácil. Pega-se uma liga metálica e imanta-se usando um imã. Em seguida o experimentador testa mostrando que o bloquinho preto (provavelmente uma cerâmica) não é magnético à temperatura ambiente. Em seguida ele resfria a cerâmica (usando nitrogênio líquido, eu acho) e mostra que o material agora se torna supercondutor, e por isso "expulsa" as linhas de campo do seu interior. Agora o final é que é meio estranho. Ele mostra que o campo forma uma espécie de "armadilha" que prende o magneto. O mais estranho ainda é como ele consegue levantar o bloco supercondutor só usando essa armadilha. O meu palpite é que aoa aproximar muito o magneto do bloco, as linhas de campo se fecham por baixo do bloco supercondutor, prendendo ele num verdadeiro "campo de força" que permite retirar o bloco supercondutor da vasilha sem tocar nele ou no nitrogênio.

É isso?

 
At 5/8/06 13:22, Anonymous Luiz Carlos de Abreu said...

Veja..
não sou físico..aliás adorei esse blog. Fiquei encantado com o experimento. Estou curioso sobre as respostas que irão surgir por aqui. Em princípio, acho que o Cassius esta no caminho certo. Vou acompanharr mais vezes esse blog e aprender um pouco de físca. Em tempo. Tem graduação em Física ai IFT?

 
At 8/8/06 20:22, Blogger Admin said...

Olá Luiz Carlos, obrigado pelo seu comentário. Estamos trabalhando para manter o blog sempre atualizado.
Quanto a sua pergunta ainda não temos graduação no IFT, mas não é por causa disto que você deixará de nos visitar quando desejar.
Em todo caso você pode encontrar informações no próprio site do ift e da Unesp: www.ift.unesp.br, www.unesp.br

Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home