6.12.06

Nasa anuncia planos de erguer base na Lua

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, anunciou que planeja dar início à construção de uma base permanente na Lua, depois que forem retomados os vôos tripulados para lá, agendados para 2020.

A base, que provavelmente será construída no pólo sul do satélite natural da Terra, deve servir como ponto de apoio para vôos tripulados para Marte. A escolha do pólo como local para a base é devida às temperaturas mais amenas e por causa da maior exposição à luz do sol, vital para a geração de energia.
Os fundos para custear a operação seriam transferidos do projeto dos ônibus espaciais, que devem ser desativados em 2010. Anualmente, a Nasa recebe cerca de US$ 16 bilhões (aproximadamente R$ 34,7 bilhões). A Nasa ainda não determinou como será a estrutura da base, quais seriam os afazeres dos astronautas nem uma data para o início das suas operações.

Reservas

Os cientistas acreditam que os pólos lunares contenham reservas de hidrogênio, gelo e outros materiais que poderiam ser usados na manutenção da base e na sobrevivência dos astronautas. Os Estados Unidos já tinham anunciado planos para desenvolver uma nova espaçonave para fazer vôos tripulados à lua, suspensos desde 1972, quando a nave Apollo fez sua última missão. Um sistema de comunicações entre a Terra e a Lua também deve ser desenvolvido. A Nasa não planeja, no entanto, bancar o projeto sozinha. Os Estados Unidos querem procurar países e empresas que estejam interessados em participar do plano e eventualmente fornecer equipamentos de geração de energia, alojamento dos astronautas e transporte na superfície lunar. Até hoje, 13 países e a Agência Espacial Européia trabalham como parceiros da Nasa no projeto chamado Estratégia de Exploração Global. Em agosto passado, a agência anunciou que a empresa americana Martin Lockheed faria parte da construção de uma espaçonave para levar passageiros à Lua.