8.11.05

3º. Torneio Brasileiro de Jovens Físicos

Trata-se de um torneio para estudantes da 8.º série do ensino fundamental. Mas este não é "mais um torneio de ciências". Os principais diferenciais desse torneio são o incentivo ao trabalho em equipe e os tipos de questões abordadas. Todas as questões envolvem fenômenos que ou fazem parte do dia-a-dia das pessoas ou podem ser realizadas por qualquer um sem grandes aparatos experimentais. Entretanto, a dificuldade de alguns problemas é tamanha, e o problema pode ser de tal forma aprofundado, que chego a imaginar que questões desse tipo também deveriam fazer parte dos currículos normais do bacharelado em Física!
Tomemos como exemplo a questão 9: Investigue a propagação do som em espumas. Um enunciado singelo, mas que esconde um problema incrivelmente atual e importante, especialmente quando pensamos em isolamento acústico e suas aplicações industriais. Existem até questões para os cervejeiros de plantão: O que provoca a diminuição da altura da espuma em um líquido? Sob quais condições a espuma permanece o máximo tempo possível?
Fora as questões, o site do torneio também é muito legal e bem feito, possuindo links para outros torneios e competições científicas, além de material de apoio para quem participar!