28.10.05

Melhor Tese 2005

A SBF divulgou o vencedor do Prêmio de Melhor Tese em Física de 2005: é Roosevelt Droppa Júnior, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), com a tese "Síntese e caracterização de nanotubos e fulerenos nitrogenados gerados por arco elétrico", orientada pelo professor Fernando Alvarez. É o tricampeonato do LNLS: já havia vencido em 2000 (Dra. Daniela Zanchet) e em 2003 (Dr. Varlei Rodrigues), estes dois com o professor Daniel Ugarte.

Recebeu Menção Honrosa outra tese de Física Experimental, The brothers Q: Multimode entangled photons with parametric down conversion, do Dr Stephen Patrick Walborn (UFMG), orientado pelo professor Carlos Henrique Monken. Fui fuçar o Lattes do Walborn e vi que tem três PRL no doutorado, além de ter sido orientado na graduação pelo professor David J. Griffiths (ãham, aquele dos livros). Pois é, esses prêmios não são para qualquer um.

A Óptica Quântica está com tudo: além do Nobel deste ano, em nível nacional também faturou um dos Milênios (que, a propósito, a Nanotecnologia também levou).

Adicionado (08/11/05): o professor Alvarez escreve nos alertando para o fato de que as três teses mencionadas no primeiro parágrafo como sendo do LNLS, foram, a rigor, realizadas no Departamento de Física Aplicada da Unicamp.