26.10.05

Vitrine de pg's


Acontece hoje e amanhã a quarta edição da Mostra da Pós-Graduação do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, pronuncia-se "úrguis"). É um evento anual onde os pós-graduandos locais (cerca de 40 mestrandos e 60 doutorandos) apresentam seus trabalhos através de pôsteres e palestras.
A idéia da mostra é tão interessante que em maio deste ano foi organizada uma versão estendida para toda a universidade (Mostra Inova). A principal consequência deste tipo de evento é que os pós-graduandos ficam sabendo o que seus colegas fazem, melhorando a comunicação interdisciplinar e fomentando novas colaborações.
Tendo isso em mente, fica a sugestão de que nas próximas edições do Congressinho do IFT haja mais apresentações de trabalhos domésticos, principalmente na forma de pôsteres.

3 Comments:

At 26/10/05 13:01, Anonymous Anônimo said...

Esse tipo de acontecimento é realmente útil. Por exemplo, aqui no Depto de Física da Brown isso é feito 2 vezes por ano: por volta de Março, quando os alunos que estão "shopping" por escolas vêm visitar (assim é feita a propaganda da pesquisa do Depto de Física), e em Outubro/Novembro, quando os alunos que acabaram de ser aprovados em seus exames de qualificação começam a procurar por orientadores.

Realmente, só vejo vantagens em atitudes positivas como essa.

 
At 27/10/05 22:28, Anonymous Anônimo said...

Realmente, esse tipo de iniciativa é muito importante. Acompanhei as três primeiras edições da Mostra lá de Porto Alegre, sempre achei que poderia haver uma participação maior dos estudantes (na minha imaginação megalomaníaca, eles deveriam lotar a sala de seminários, cheios de interesse para saber o que "os caras da pós" estão fazendo, eh eh... ) mas acho que isso vem com o tempo. O legal é que vejo que a iniciativa está se mantendo. Num instituto fora do "eixo principal" como é o de Porto Alegre, esse tipo de evento movimenta um pouco, faz as pessoas se encontrarem, conversarem sobre ciência. Isso é ótimo. Gostaria de ter estado lá para ver... :-)

 
At 8/11/05 15:16, Anonymous Anônimo said...

Acho que é um pouco tarde para fazer um comentário, mas é melhor tarde do que nunca :). Há um tempo estou envolvido num problema de Cosmologia (básicamente uma integral elíptica), um dia entrei a sala do Genilson e ví a minha integral no quadro dele....o que a integral fazia lá? ....simples, o Genilson (que trabalha em modelos integráveis e sólitons) também tinha chegado na integral. O resultado: Começamos trabalhar juntos no problema. Já pensaram quanto tempo teriamos economizado se algum de nós teria feito um seminário ou apresentado um poster?. Acho boa a idéia de uma amostra de trabalho dos PGs do IFT. Seria uma boa aumentar um dia mais ao Congressinho só com seminários do pessoal do IFT, acho que isto não aumentaria os gastos.

Wiliam

 

Postar um comentário

<< Home