26.10.05

Vitrine de pg's


Acontece hoje e amanhã a quarta edição da Mostra da Pós-Graduação do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, pronuncia-se "úrguis"). É um evento anual onde os pós-graduandos locais (cerca de 40 mestrandos e 60 doutorandos) apresentam seus trabalhos através de pôsteres e palestras.
A idéia da mostra é tão interessante que em maio deste ano foi organizada uma versão estendida para toda a universidade (Mostra Inova). A principal consequência deste tipo de evento é que os pós-graduandos ficam sabendo o que seus colegas fazem, melhorando a comunicação interdisciplinar e fomentando novas colaborações.
Tendo isso em mente, fica a sugestão de que nas próximas edições do Congressinho do IFT haja mais apresentações de trabalhos domésticos, principalmente na forma de pôsteres.

6 Comments:

At 26/10/05 13:01, Anonymous Daniel Doro Ferrante said...

Esse tipo de acontecimento é realmente útil. Por exemplo, aqui no Depto de Física da Brown isso é feito 2 vezes por ano: por volta de Março, quando os alunos que estão "shopping" por escolas vêm visitar (assim é feita a propaganda da pesquisa do Depto de Física), e em Outubro/Novembro, quando os alunos que acabaram de ser aprovados em seus exames de qualificação começam a procurar por orientadores.

Realmente, só vejo vantagens em atitudes positivas como essa.

 
At 26/10/05 16:19, Blogger Cássius said...

Concordo plenamente com você sobre as apresentações em forma de pôster. Aposto que tem gente com um monte de pôster enconstado pelas salas. Não custa nada, e também não é preciso pedir nenhum tipo de financiamento p/ participação (e portanto nem prestar contas). Este ano eu não tinha como colocar um pôster lá, pois organizando o evento não teria tempo p/ apresentar pôster, mas com certeza no ano que vem vou pegar um dos meus pôsteres antigos e colocar p/ a galera ver!

 
At 26/10/05 19:03, Blogger Andre said...

Pois é, é um ponto a mais para este tipo de evento: atrair novos estudantes para a instituição. Aproveitar que estão por aí e mostrar nossos trabalhos para ver se se animam. Não sei bem qual a linha histórica do Congressinho do IFT: se foi feito para treinar os pg's daqui, para apresentar trabalhos diferentes dos locais ou para atrair gente. Ou se tudo isso junto (provavelmente ;-) ). Em todo caso, acho uma excelente oportunidade para cativar jovens físicos e deviam explorar mais esta possibilidade. Por exemplo, a tal prova do prêmio FIFT poderia coincidir com o Congressinho, para que os candidatos já pudessem ir se inteirando dos trabalhos locais.

Quanto aos pôsteres, tenho certeza que é só uma questão de insistir com o pessoal daqui (perturbar mesmo :-) ) para apresentarem seus cartazes, os quais muitas vezes, como o Cássius colocou, já estão prontos.

 
At 27/10/05 22:28, Anonymous Alysson Ferrari said...

Realmente, esse tipo de iniciativa é muito importante. Acompanhei as três primeiras edições da Mostra lá de Porto Alegre, sempre achei que poderia haver uma participação maior dos estudantes (na minha imaginação megalomaníaca, eles deveriam lotar a sala de seminários, cheios de interesse para saber o que "os caras da pós" estão fazendo, eh eh... ) mas acho que isso vem com o tempo. O legal é que vejo que a iniciativa está se mantendo. Num instituto fora do "eixo principal" como é o de Porto Alegre, esse tipo de evento movimenta um pouco, faz as pessoas se encontrarem, conversarem sobre ciência. Isso é ótimo. Gostaria de ter estado lá para ver... :-)

 
At 8/11/05 15:16, Anonymous Wiliam said...

Acho que é um pouco tarde para fazer um comentário, mas é melhor tarde do que nunca :). Há um tempo estou envolvido num problema de Cosmologia (básicamente uma integral elíptica), um dia entrei a sala do Genilson e ví a minha integral no quadro dele....o que a integral fazia lá? ....simples, o Genilson (que trabalha em modelos integráveis e sólitons) também tinha chegado na integral. O resultado: Começamos trabalhar juntos no problema. Já pensaram quanto tempo teriamos economizado se algum de nós teria feito um seminário ou apresentado um poster?. Acho boa a idéia de uma amostra de trabalho dos PGs do IFT. Seria uma boa aumentar um dia mais ao Congressinho só com seminários do pessoal do IFT, acho que isto não aumentaria os gastos.

Wiliam

 
At 10/11/05 07:55, Blogger Andre said...

Legal, William! É exatamente esse tipo de coincidência que esses eventos de pg's propiciam. Também acho que não haveria despesas extras com uma sessão de pôsteres maior, embora um dia a mais de congressinho custaria sim uma graninha, principalmente por causa dos coffee breaks ;-) Mas vale o investimento.
Andre

 

Postar um comentário

<< Home