25.10.05

Espalhando partículas


Veja interessante esforço de
divulgação científica do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Eles se propuseram a colocar em toda sala de aula do ensino médio francês um pôster (imagem ao lado) descrevendo sucintamente os componentes elementares da matéria. Para auxiliar os professores é fornecido junto um livreto explicativo e um CD contendo a homepage do Particle Adventure. O pôster foi produzido originalmente em francês, mas já foi adaptado para outras línguas. Inclusive uma versão para qualquer outro idioma poderá ser confeccionada se o texto na língua local for fornecido ao grupo do CNRS. Muitos países já aderiram à iniciativa: Canada, EUA, Argélia, Marrocos, Inglaterra, Romênia, Polônia, Indonésia, Índia, etc.

Talvez eles já soubessem, mas enviei mensagem sobre o assunto à Comissão de Partículas e Campos da Sociedade Brasileira de Física. Provavelmente para este ano não dê mais para organizar, mas para os próximos anos, quem sabe.


Aliás, pensando bem, este pôster seria bem-vindo até em muitas universidades brasileiras. Faz tempo que não vejo em nenhuma o tradicional (e belíssimo) cartaz sobre as partículas elementares (imagem ao lado).

2 Comments:

At 26/10/05 11:47, Anonymous Anônimo said...

Na biblioteca da UFSC tem aquele cartaz
tradicional com as partículas elementares. Não o vi em mais nenhum lugar.
Seria legal ter um desse no IFT também.

 
At 26/10/05 12:09, Blogger Evandro said...

Acho que podemos nos mobilizar pra comprar um desse poster e colocá-lo no ift. Bom acho vou ver se consigo descolar a grana pra comprar esse poster!

 

Postar um comentário

<< Home