29.11.05

Aprendendo com os mestres

Em post anterior eu já havia deixado escapar meu deslumbramento com os incríveis benefícios que a internet trouxe ao permitir fácil acesso a vídeos de aulas e seminários de físicos conhecidos. Já há bastante tempo conhecia o MIT OpenCourseWare, particularmente os vídeos das aulas de Física Básica do professor Walter Lewin, considerado o melhor lecturer do MIT, comparado muitas vezes a Feynman. (Preciso dizer que, enquanto Feynman "ensinava para professores" (assim como Borges "escrevia para escritores"), Lewin realmente ensina para estudantes, mantendo o assunto no nível adequado a primeiro/segundo anistas, com um monte de demonstrações experimentais.) Sugiro fortemente essas aulas do professor Lewin: como aluno você aprenderá muito, e como professor testemunhará um exemplo de como tornar uma aula de Física universitária divertidíssima.

Mas zanzando por aí na net, partindo da página de vídeos do Serkan Cabi que um amigo (Alysson) me passou, encontrei muitas outras preciosidades. Exemplos:

- Feynman. Você já deve ter ouvido falar das aulas sobre QED que Feynman deu na Nova Zelândia, que serviram de base para o clássico QED - The Strange Theory of Light and Matter . Pois é, elas estão on line. Veja o mestre atuando assistindo estes vídeos disponíveis aqui. Lá é possível ver todas aquelas características que tornaram Feynman um professor legendário.

- Bethe. Não assisti, mas tratam-se de três aulas que Hans Bethe, morto este ano, deu para seus vizinhos leigos que estavam interessados em saber o que era afinal mecânica quântica.

- Caltech disponibiliza muitos seminários locais em sua página. Foi o melhor formato que encontrei até agora para digitalizar uma palestra, utiliza uma linguagem tipo html chamada SMIL. Acima você pode ver, por exemplo, como é assistir no seu computador uma aula do professor Saul Teukolsky: no lado esquerdo o vídeo da aula, no direito as transparências sincronizadas.

- Perimeter Institute Este jovem instituto canadense disponibiliza praticamente todas as aulas e seminários dadas por lá. Penrose, Hartle, Leggett, Weinberg, Maldacena e outros figurões tem suas palavras gravadas. Em particular, achei interessante um conjunto de 25 seminários sobre diferentes interpretações da mecânica quântica defendidas por destacados físicos da área.

- C++ para físicos, 24 aulas por Paul Kunz, do Cern, que ministra esta cadeira há treze anos.

Muita gente pode se ressentir ao se dar conta de que todos estes vídeo estão em inglês. Em todo caso, é uma boa oportunidade para treinar o ouvido, já que quem se interessa por este tipo de aula certamente terá que desenvolver suas habilidades nesse idioma.

No Brasil vêm aparecendo iniciativas neste sentido também, e me vem à mente o exemplo da série Convite à Física, produzida pela USP. Infelizmente, os vídeos são enormes, dificultando muito seu acesso (minha sugestão é que baixem a resolução dos arquivos quando disponibilizados on line.). Mas já é um bom começo.

Outra sugestão: na linha das aulas gravadas do professor Lewin do MIT, poderiam ser feitos vídeos aqui no Brasil com professores de didática destacada. Imagine se estivessem disponíveis os vídeos das aulas de Mecânica Estatística do professor Silvio Salinas, ou então de Teoria Quântica de Campos do professor Marcelo Gomes, apenas para ficar em dois nomes conhecidos nacionalmente pela clareza da exposição, a tal ponto de terem seus cursos publicados. Seria um excelente complemento para estas cadeiras ministradas em vários institutos do país.

Adicionado em 30.11.05: Tenho a impressão que esta onda de colocar seminários on line pode melhorar bastante a qualidade das apresentações em congressos. Imagine que você saiba que sua palestra será gravada e disponibilizada na rede: você não capricharia ainda mais?

Mas é tudo meio Big Brother, não? :-)