17.11.05

Turtles and blogs


Via blog do Peter Woit, fico sabendo que finalmente é possível ter acesso eletrônico às matérias da nova revista SEED, especializada em cultura e divulgação científica de alto nível (a foto ao lado está em reportagem sobre os 175 anos da tartaruga Harriet, que Charles Darwin teria levado para a Inglaterra após sua famosa estadia em Galápagos). Aparentemente já houve uma SEED, mas não deu certo; desta vez James Watson é conselheiro da versão reformulada, provavelmente para garantir uma boa polêmica em cada edição.

Num interessante golpe de marketing (no qual estou voluntariamente caindo :) ) a revista apostou na sua divulgação via blogs. Para tanto, em sua primeira edição apareceu uma reportagem sobre o impacto dos blogs de Física na comunidade científica. Evidentemente a maioria dos blogs de Física postou esta notícia. E junto acabou se informando o relançamento da SEED. Aliás, os blogs mais populares (Peter Woit, Cosmic Variance, Lubos Motl) tiveram seus nomes citados na matéria. Muito perspicaz. E válido, pois é realmente notícia quente.

A reportagem fala da importância desses blogs na rápida divulgação de idéias e novidades entre físicos. Claro, a coisa já está bem ligeira, por causa dos Arxiv's, mas ainda era necessário produzir um pré-print para compartilhar seus pontos de vista; agora só é preciso escrever um post ou um comentário :) Este novo mecanismo é interessante também por tornar mais transparente o modo como é realizada a pesquisa científica, com seus debates, erros, argumentos de autoridade, ironias, personalismo, reconsiderações, etc. Outro aspecto inovador é que qualquer um pode participar da discussão, desde leigos até cientistas profissionais; nos mais famosos blogs mesmo alguns prêmios Nobel dão o ar de sua graça. A relevância do fenômeno blog é reconhecida até mesmo pelo Arxiv's que agora instituiu links para posts que discutem o pré-print.

Existem outras matérias muito interessantes por lá. Por exemplo, sugiro o divertidíssimo Why we love Einstein.