25.11.05

Bolsista à beira de um ataque de nervos

Você quer ver um bolsista perturbado? Então atrase a resposta sobre a concessão/renovação de sua bolsa ou projeto. Ele ficará doidinho, desorientado, querendo saber de tudo e de todos se alguém tem alguma informação quente sobre a decisão. As pessoas chegam a evitá-lo, pois sabem que ele só falará disso. Um chato.

E em tempos de internet ele pode dar vazão às suas preocupações. É um período de neurose extrema, quando ele acessa 8 vezes por dia a página da agência (CNPq, Capes, Fapesp) tentando saber se a coisa saiu ou não. Chega ao ponto de desconfiar que o navegador está usando página antiga que está na memória, e acessa novamente de outros computadores para ter certeza de que o status do pedido de fato não mudou. Pensa até mesmo em montar um programa Python para se logar automaticamente na página e monitorar eventuais mudanças.
A checagem de mails também vira mania, e seu maior pesadelo é quando o servidor de mail local cai: "e se exatamente neste momento a agência tiver mandado a resposta para meu pedido?!?! o mail voltará sem eu saber e eles acharão que não estou interessado!!!" Uma obsessão só. O último estágio é quando ele, mesmo ateu, coloca uma imagem de Santo Expedito ao lado do monitor, "apenas pra garantir".

Sugiro que nos institutos maiores sejam criados grupos de ajuda mútua chamados BPA (bolsistas pedintes anônimos); lema "eu não checarei a página da agência hoje, pelo menos por hoje". E assim ele resistiria, dia após dia, com o apoio de seus infelizes semelhantes, ao seu consumidor desejo de saber novidades da bolsa. Pelo menos até a resposta definitiva sair.

Não sei por que estou escrevendo isso... eu deveria estar acessando a página do CNPq ;-)

1 Comments:

At 25/11/05 20:28, Anonymous Anônimo said...

Acho que o tema deste post se aplica também à espera da resposta do referee de um artigo! Tem coisa mais chata que isto? E quando o cara demora e ainda nega? Hum, haja forças para passar pelo processo novamente!

Aproveitando o comment, gostaria de parabenizar o Andre e as pessoas que mantém o blog... Está bem divertido!

 

Postar um comentário

<< Home