19.11.05

Einstein in concert


Um megaevento promovido pelo CERN como parte das comemorações do Ano Mundial da Física acontecerá no dia primeiro de dezembro (news via Interactions.org). Sete instituições em todo mundo (Fermilab, Imperial College, Exploratorium, etc) serão mantidas em vídeoconferência por doze horas seguidas, com sinal retransmitido via web pelo CERN Globe of Science and Innovation. A programação está muito interessante e pode ser vista aqui (considerando o fuso horário, em São Paulo o evento começará às 9:00hs da manhã). Alguns destaques:

- 10:30, Following the path of Einstein's life through Bern, Pavia, Milan and Berlin

- 12:30, Pirelli Relativity Challenge Awards. A Pirelli está patrocinando um concurso que premiará com 25.000 euros "o melhor trabalho multimídia que explique a teoria da relatividade especial para o leigo". No site encontrei a seguinte preciosidade: "A filosofia do prêmio é que uma comunicação eficiente da ciência é tão importante quanto a própria descoberta. Este desafio procura promover esta filosofia pela simplificação e desmistificação de uma das mais complexas teorias da ciência." Que iniciativa maravilhosa!

- 14:10, SOLVAY Conference 2005 (Bruxelas). Presença dos Prêmios Nobel Murray Gell-Mann, David Gross e Gerard 't Hooft, além de Stephen Hawking. Ao vivo, com possibilidade de perguntas!

- 16:30, Musical Entertainment: GRID sonifications. Não sei bem o que é isso, mas parece legal.

- 18:00, The Late Show with Leon Lederman (interativo, com entrevistas com jovens físicos e demonstrações de Física).

- 19:30, Direto da Tasmânia, Paul Davies fala sobre Time Travel

(os horários se referem a São Paulo). Existem muitas outras atrações, peguei só algumas.

Para assistir no seu computador pessoal basta ter o Windows Media Player ou o RealPlayer. Talvez o IFT pudesse promover uma instância desse evento, disponibilizando o auditório maior para projeção das imagens. Até mesmo utilizar seu sistema de videoconferência para participar interativamente das discussões. Só não sei se nossa banda (2Mbps) aguentaria :-(

2 Comments:

At 19/11/05 11:24, Blogger Evandro said...

Boa idéia André. Vamos ver se há disponibilidade dessa conferencia ser vista no auditório do ift!
Seria muito legal!!! E esse premio da pirelli hein!! muito legal essa iniciativa por parte de uma empresa privada.

 
At 19/11/05 13:48, Anonymous Anônimo said...

Várias grandes conferências já disponibilizam as aulas em áudio, e os slides para baixar. As mais "chiques" até disponibilizam vídeos, em RealPlayer, dos talks principais. Aliás, o IFUSP também transmite e arquiva o vídeo dos "Convites a Física", os colóquios de divulgação que acontecem toda quarta.
Aliás, no blog de um doutorando do MIT, Serkan Cabi, há uma coleção de lugares onde se podem encontrar vídeos e seminários de física para assistir:
http://web.mit.edu/people/cabi/Links/physics_seminar_videos.htm

 

Postar um comentário

<< Home