22.12.06

Bactéria 'Conan' teria chegado à Terra vinda de Marte

Cientistas russos e americanos voltaram a defender, em um artigo divulgado na revista científica Astrobiology, uma teoria de que bactérias encontradas na Terra teriam vindo de Marte, pegando “carona” em meteoritos.

Algumas bactérias existentes na Terra hoje têm a habilidade de tolerar a exposição a níveis de radiação extremamente altos, que matariam outros organismos.
O mais estudado micróbio resistente à radiação é o Deinococcus radiodurans. Ele pode tolerar doses de radiação milhares de vezes maiores do que a dose letal para seres humanos e foi apelidado de "Conan, a bactéria" pelos cientistas.
A equipe de cientistas da University of Arizona, nos Estados Unidos, argumenta que essas bactérias só poderiam ter desenvolvido essa habilidade incomum em um planeta como Marte.
Descobertas recentes de água no permafrost (região permanentemente congelada) em Marte e sinais de água abaixo da superfície em regiões de latitude média do planeta fizeram aumentar a esperança de que ele detenha as condições certas para que haja vida, sustentando essa teoria.

leia + no link