19.12.06

Linux no Blog

Dica enviada por Carina Maria Zanetti (IFT):

"
Texmacs: É um programa do tipo WYSIWYW ("what you see is what you want") para LaTeX. Eu vejo que várias pessoas no instituto utilizam o Scientific Workplace que só existe versão para Windows, e acho que esse programa é uma ótima alternativa para os usuários de Linux."

Hoje está ficando cada vez mais comum o desenvolvimento de editores para latex. O melhor é que estão sendo incorporadas facilidades que agilizam o acesso do usuário no momento de digitar fórmulas, inserir figuras, tabelas etc. Já foi publicado aqui no Blog um post sobre o Kile, o editor do ambiente gráfico Kde. Sempre usei o Kile, mas confesso que existem editores, até mais leves, que estão conseguindo seu espaço na comunidade de usuários. Basta procurar algo no google como "latex editor" e você terá uma lista considerável de opções.

Uma destas opções nos foi enviada por Carina Zanneti: o Texmacs.
O Texmacs inclui um editor simples de texto onde a maioria das funções podem ser acessadas com um simples click do mouse. Possui também um pequeno editor de imagens e uma facilidade que mostra o potencial desta ferramenta: ele pode ser usado como uma interface para álgebra computacional, análise numérica, estatística etc. Na página de desenvolvimento do software existem promessas que nas próximas versões ele venha com um editor ao estilo "excel", vamos esperar.
Abaixo algumas fotografias do editor em ação:

Editor de textos
Exemplo com fórmulas e figuras

Álgebra no computador


1 Comments:

At 26/1/07 20:10, Anonymous Anônimo said...

qual é? vamos virar secretarias? Continuemos a usar o antigo formato, feito por e para cientistas!

 

Postar um comentário

<< Home