4.1.07

Cientistas confirmam lagos de metano em Titã

Cientistas europeus e americanos confirmaram a existência de lagos de metano em Titã, a maior lua de Saturno, a partir das imagens captadas pela sonda Cassini, como explicam esta semana na revista científica britânica Nature.No artigo, os cientistas, de prestigiadas universidades européias e americanas, explicam que Titã é a única lua do sistema solar que conta com uma atmosfera densa, similar à qual existia na Terra em sua etapa de formação, com finas camadas de metano e nuvens de nitrogênio.
Durante muito tempo se achou que poderiam existir lagos ou, inclusive, mares de metano na superfície desse satélite, mas, segundo os pesquisadores, até agora não se tinham provas conclusivas disso.
Em 22 de julho de 2006, a sonda Cassini visualizou as regiões setentrionais de Titã e revelou um número de amplas e escuras manchas ao redor da superfície do pólo, com diâmetros que variavam de 3 a 70 quilômetros.A baixa reflexividade ao radar das manchas indica uma superfície lisa que contrasta com o terreno que as rodeia, o que sugere que estão compostas de líquido, rocha ou gelo. O radar detectou igualmente, segundo os cientistas, linhas sinuosas que se dirigem em direção às manchas e que apresentam a aparência de canais fluviais, enquanto outras parecem estar contidas em depressões circulares, similares aos lagos das crateras ou às caldeiras vulcânicas da Terra.A combinação das provas radiométricas e as características morfológicas das manchas e sua localização nessas depressões topográficas levaram os pesquisadores à conclusão que são lagos de metano. Segundo os especialistas, Titã é o único corpo do sistema solar fora a Terra no qual se encontraram provas de um ciclo hidrológico ativo de condensação.
Na sua opinião, conforme avançam as estações do ano, os lagos do hemisfério norte se expandem devido às precipitações de metano, enquanto os do hemisfério sul reduzem seu tamanho ou desaparecem completamente.


fornte:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1329734-EI302,00.html